Procedimentos – Corporal
Lipoaspiração
Lipoaspiração, Lipossucção ou Lipoescultura é a remoção cirúrgica do excesso de gordura em abdômen, cintura, culote, joelho, nádegas, pescoço, gordura, esta que não consegue ser eliminada com exercícios ou dietas.
A Lipoaspiração pode ser realizada tanto em homem quanto em mulher, não sendo contudo método substituto de dieta ou exercícios, e embora melhore o aspecto local, não é um tratamento eficaz para celulite.
A Cirurgia
A cirurgia é realizada sob anestesia local no hospital sob anestesia peridural ou geral, dependendo do local e quantidade de tecido a ser lipoaspirado, durando de 30 minutos a 4 horas, podendo a paciente ter alta no mesmo dia.
A gordura é removida através de cânulas, introduzidas próximas a região a ser lipoaspirada através de pequenas incisões de cerca de 1 cm.
As cânulas utilizadas atualmente são bem mais delicadas do que aquelas usadas no passado, levando a um resultado sem aquelas irregularidades que eram observadas, alem de produzirem um traumatismo bem menor.
Pós-operatório
A lipoaspiração é uma cirurgia que normalmente tem um pós-operatório bastante dolorido nos 3 primeiros dias, apesar da medicação prescrita. Você deve procurar repousar para sentir-se melhor. Também observará que toda a área lipoaspirada ficará bastante arroxeada.
Você deverá usar uma pomada receitada para fazer massagem local, que ajudará a reabsorção dos hematomas, além de drenagens linfáticas que serão prescritas.
Dependendo da quantidade lipoaspirada você poderá voltar às suas atividade 2 a 3 dias após a cirurgia. Exercícios físicos devem ser evitados por 2 semanas.
Inicialmente você estará inchada, e este inchaço irá piorar durante toda a primeira semana, após a qual começará a melhorar. Edemas nos pés e braços também são comuns. É normal sentir um pouco de tontura e fraqueza nos três primeiros dias, quando deve-se tomar muito líquido e alimentar-se bem.
Apesar de ser observado algum resultado após 40 dias, o resultado definitivo será visto entre 3 a 6 meses após a cirurgia, e a exposição ao sol deve ser evitada por cerca de 4 semanas.
Ocasionalmente pode ser observada alguma irregularidade que é corrigida no consultório após o 4° mês.