Procedimentos – Corporal
Dermolipectomia Braquial
Após grandes emagrecimentos, alternância de períodos de ganho e perda de peso, ou com o passar da idade, é comum que ocorra um abaulamento flácido da porção posterior do braço. Isto se deve ao excesso de pele formado pelo estiramento desta durante o período de sobrepeso ou da perda de turgor da pele devido à idade.
Por ser a pele posterior do braço relativamente fina, ela não contrai o suficiente após a perda ponderal, acarretando o excesso de pele local.
A dermolipectomia braquial (do braço) visa retirar este excesso de pele, proporcionando um contorno do braço mais natural e menos flácido.Geralmente utiliza a anestesia local com sedação, e o tempo de internação é de cerca de 12 horas.
Pós-operatório
O paciente deve evitar o excesso de movimentos, principalmente levantar os braços por 30 dias, visto que a cicatriz se encontra na axila e na parte de dentro dos braços e será forçada nestes casos. Quanto menor for a tração sobre a cicatriz, menor será o seu alargamento.
Dentre as complicações possíveis, porém incomuns, podem ser citados: hematoma, seroma, infecção, necrose (sofrimento da pele), deiscência (abertura da sutura), queloide e alteração de sensibilidade.
O resultado definitivo da dermolipectomia dos braços é atingido somente após 6 meses da cirurgia, período necessário para a acomodação dos tecidos e amadurecimento da cicatriz (pode demorar até mais de 12 meses para clarear a cicatriz).