Orientações
Cicatrizes
A cirurgia plástica melhora sua autoestima abrindo as portas das fantasias e sonhos realizados, do “corpo bonito”, mais novo, saúde etc.
Porém é importante ressaltar que a cirurgia plástica não traz perfeições: há sempre uma troca, ou seja, uma mama grande por uma pequena com cicatriz, por exemplo.
Essa famosa cicatriz as vezes é a grande dor de cabeça, pois cada paciente tem uma cicatrização diferente que varia com a idade, fumo, stress, obesidade, cor da pele, elasticidade da pele e tantos outros fatores.
As cicatrizes são proporcionais à quantidade de pele retirada, então para cirurgias em que houve muita retirada de pele não se pode esperar uma cicatriz minúscula.
No aumento da mama, a cicatriz é menor do que na redução da mesma.
Plástica de abdômen sempre deixa uma cicatriz longa, que vai de um lado ao outro da barriga, mas apesar de ser comprida, costuma ser facilmente disfarçada pelo biquíni.
No aumento da mama, a cicatriz é menor do que na redução da mesma.
A formação de queloides independe da idade do paciente.
Braços e pernas, que exercem mais movimentação, tendem a ter cicatrizes mais alargadas do que regiões estáticas como o nariz.
Mamas
Dependendo da marca da prótese e dos cuidados da paciente em fazer ultrassom e mamografia, a prótese não precisará ser trocada. Existem três locais para colocação de prótese mamária: aréola, abaixo da aréola (sulmamário) e axila.
O cirurgião que indica o melhor tamanho anatômico, a melhor incisão e o melhor local, que varia de cada paciente e formato da mama.
É verdade que as mamas operadas ficam parecidas, mas não totalmente iguais. Sempre há assimetria mamária.
No aumento da mama, a cicatriz é menor do que na redução da mesma.
Pode-se amamentar após cirurgia de mama ou prótese.
Lipoaspiração
A lipoaspiração tira gordura localizada, mas não emagrece. Lipo não é substituta para a perda de peso: lipo apenas modela o corpo.
Toda cirurgia plástica traz em si a oportunidade do retoque, pois o cirurgião previdente nunca retira (ou coloca) nada em excesso, já que é preferível fazer um retoque do que ter que fazer um enxerto.
Na lipo, a possibilidade de retoque é frequente, devido ao fato da cirurgia ser realizada com o paciente deitado, e no momento que se põe de pé a região lipoaspirada pode sofrer mudanças.
A lipo é considerada uma das mais dolorosas cirurgias plásticas, e isso se deve ao fato de ser manipulada uma grande área do corpo. Todavia, a sensação dolorosa que existe quando o paciente se movimenta costuma não ocorrer quando ele está em repouso.
Seu controle se faz pelo uso de analgésicos e os resultados posteriores são compensadores.
Pacientes fumantes têm um poder de cicatrização 10 vezes menor.